KALORIAS

Menu

KALORIAS

KALORIAS

Blog

Alimentos que melhoram a memória

09 de Fevereiro de 2018
0

Para que a memória e todo o processo base de aprendizagem e passagem de informação funcione da melhor forma são utilizados nutrientes como proteínas, ácidos gordos, vitaminas e minerais, hidratos de carbono e antioxidantes com efeitos protetores.

Sabendo que o nosso cérebro necessita desta grande variedade de nutrientes, conheça os que os alimentos que mais benefícios apresentam:

Nozes: Tal como a aparência indica (idêntica a pequenos cérebros), é dos alimentos mais importantes. Compostas por ácidos gordos ómega-3, zinco e antioxidantes auxiliam na reparação de células cerebrais e na formação de memórias.

Alecrim: estimulante cerebral que ao mesmo tempo apresenta propriedades neuro-protetoras as quais ajudam a prevenir doenças degenerativas, bem como a perda de memória que acresce com o passar dos anos e com o excesso de stresse diário.

Frutos vermelhos: para além das conhecidas vantagens relativas ao envelhecimento e doenças cardiovasculares, são óptimos aliados à saúde cerebral. Auxiliam na prevenção de doenças degenerativas como a doença de Alzheimer ou Parkinson, reduzem/previnem eventuais problemas de memória, visto que são ricos em antioxidantes (como o resveratol) e flavonóides (como os carotenoides e as antocianinas).

Ovo: Composto por aminoácidos, principalmente colina, importantes para processos cognitivos e  armazenamento de memória.

Legumes verde escuros: Ricos em vitaminas do complexo B e ferro, auxiliam na produção de energia das células cerebrais e de alguns neurotransmissores, assim como, melhoram a  concentração e correta oxigenação cerebral.

Aveia: Devido ao ser elevado teor em hidratos de carbono de qualidade e de lenta absorção, minerais (silício, fósforo) e vitaminas, principalmente do complexo B (vitamina B1), alimenta toda a função cerebral bem como coopera na restauração de tecidos cognitivos.

Peixes gordos: Comer peixes, não só os peixes gordos, previne a perda de massa cerebral cinzenta, a qual está diretamente ligada ao desenvolvimento de doenças degenerativas. Isto devido à sua riqueza em ácidos gordos ómega-3 e minerais como o cálcio, magnésio, potássio e o fósforo, essenciais na transmissão dos impulsos nervosos. A sarda, o carapau e a cavala, são os que mais apresentam riqueza a nível de ácidos gordos ómega-3.

Água: O cérebro é composto, na sua grande maioria, por água e, como tal, é algo indispensável para o seu bom funcionamento. Melhora a circulação, previne sobreaquecimentos que originam a diminuição na função cerebral e preserva as membranas cerebrais, importantes na neurotransmissão. A falta de hidratação origina 10% de declínio cognitivo por reduzir a capacidade de concentração,  aprendizagem e raciocínio.

Por: Rita Vistas: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Torres Vedras, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 2328N
Partilhe com os seus amigos

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


CLUBE DE SAÚDE

Compro

Chat online

)
    is typing...

    OFFLINE 
    Neste momento não podemos atendê-lo. Por favor, envie-nos uma mensagem e responderemos mais tarde.

    Enviar mensagem Cancelar