KALORIAS

Menu

KALORIAS

KALORIAS

Blog

Chá, infusões e os seus benefícios

29 de Janeiro de 2018
0

Chá e infusão são bebidas diferentes, embora muitas vezes confundidas e denominadas globalmente por “chá”.

O conceito de chá refere-se ao produto de infusões de plantas do género camellia sinensis. Deste planta obtêm-se vários tipos de chás, entre eles o preto, oolong, verde, branco, etc.

Estes são os principais tipos de produtos obtidos desta planta e diferenciam-se pela reacção que têm com um processo que recebe o nome de fermentação.

O chá é uma das bebidas mais antigas e consumidas do mundo, sendo referido como uma das melhores fontes de compostos fenólicos.

É rica em catequinas que, por sua vez, são flavonóides que apresentam propriedades biológicas como actividade antioxidante e sequestradoras de radicais livres.

Os taninos não só conferem ao chá o seu sabor ligeiramente amargo, como também as suas qualidades antivirais e antibacterianas.

O chá contém L-teanina ajuda a manter a pessoa em alerta, podendo ter um efeito estimulante. Caso seja hipertenso, tem problemas cardíacos, renais ou de tiróide, se está grávida ou a amamentar ou tem problemas de sono, deve consultar o seu médico antes de beber chá.

 

Por sua vez, as infusões podem ser feitas com  flores, cascas de frutas, folhas ou raízes de plantas.

As infusões podem ser ingeridas por prazer ou por motivos medicinais. Há milénios que se usam as plantas pelas suas propriedades curativas ou preventivas. As acções mais conhecidas são a desintoxicante, energizante e depurativa com por exemplo:

Dente de leão (taraxacum officinale): O fígado é o órgão mais beneficiado pelo dente de leão, pois este o ajuda a eliminar as toxinas do sangue e a desobstruir os canais biliares. Esses benefícios ao fígado são um dos principais motivos para a popularidade da planta a nível mundial, onde várias pesquisas confirmaram essa propriedade.

Cavalinha (Equisetum arvense): A sua ação mais notável seja a diurética, graças ao seu alto teor de potássio, flavonoides e sapónidos. Estas substâncias aumentam o fluxo urinário ajudando a eliminar líquidos.

Camomila: A sua infusão proporciona um aroma intenso que se utiliza para tratar problemas gastrointestinais. É também calmante.

Valeriana: Ideal para atenuar a irritabilidade, o cansaço e a insónia crónica.

Tília: Trata constipações, estimula o apetite e diurética.

Uma infusão medicinal prepara-se, basicamente, da mesma forma que qualquer chá: coloque a planta em questão e, tapando, deixe repousar durante 10 a 15 minutos – a duração e a quantidade varia conforme o tipo de planta.

 

Não esquecer que o chá e as infusões não devem substituir a ingestão de água. Respeite as dosagens indicadas e em caso de dúvida, principalmente em casos delicados, como pessoas com doenças crónicas ou graves, gestantes e crianças, fale com o seu médico. Alguns chás ou infusões podem interagir com certos medicamentos.

.

Bibliografia:
– HIGDON, FREI, 2003; BUNKOVA et al., 2005; Joel Fuhrman, M. D, Comer para viver, 2014.

 

Por: Susana Fernandes: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Telheiras, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2356N.
Partilhe com os seus amigos

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


CLUBE DE SAÚDE

Compro

Chat online

)
    is typing...

    OFFLINE 
    Neste momento não podemos atendê-lo. Por favor, envie-nos uma mensagem e responderemos mais tarde.

    Enviar mensagem Cancelar