KALORIAS

Menu
Fechar

KALORIAS

Couve Galega

Couve Galega

Janeiro, 2018

Um “ícone” da gastronomia portuguesa, a couve-galega, popular pelo nosso caldo verde, representa uma das hortaliças mais ricas nutricionalmente, destacando-se dos seus “pares” pelo seu perfil nutricional de excelência. Também conhecida por couve cigana, couve-de-todo-o-ano, couve sem cabeça ou couve de cortar, a couve-galega é resistente às mudanças climáticas e é produzida de forma contínua.

Apresenta o dobro da quantidade de cálcio do leite, que apesar de não ser totalmente absorvido devido à presença de oxalatos que inibem esta absorção, não deixa de fornecer uma boa quantidade deste mineral. De baixo valor calórico, apresentando apenas 26 kcal por 100g, é igualmente rico em vitamina C e A e de ferro. Pelo seu teor em fitoquímicos, a couve-galega apresenta um papel benéfico nas cataratas, aterosclerose e doença pulmonar crónica obstrutiva, diminuindo também o risco de alguns tipos de cancro.

A cozedura desta couve destrói grande parte dos seus compostos, pelo que cozer a vapor ou adicioná-la no final da cozedura da sopa, são estratégias ideias para preservar o seu valor nutricional.

.

Por: Ana Dias: Nutricionista do Clube de Saúde Kalorias Gaia, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2594N.
Partilhe com os seus amigos

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


CLUBE DE SAÚDE

Compro