KALORIAS

Menu
Fechar

KALORIAS

Gema e Clara, a diferença não está só na cor!

Gema e Clara, a diferença não está só na cor!

Agosto, 2017

De um ovo inteiro 10% do seu peso corresponde à casca, 30% à gema e 60% à clara.

Tem cerca de 80Kcal por unidade (55 a 60g) e aproximadamente 6 a 7g de proteína, 5g de gordura, 0g de hidratos de carbono e 200mg de colesterol.

Mas como se distribuem estes diferentes macronutriente e também os micronutrientes pelas distintas partes de um ovo. A Gema e a Clara são a chave da questão, uma é amarela alaranjada e a outra é translúcida, muito diferentes na cor consistência e características nutricionais.

A gema amarela alaranjada e com uma forma globular deve situar-se firmemente no centro da clara é rica em proteína (pouca quantidade), gordura (principalmente insaturada), vitaminas lipossolúveis (A, D, E e K) e hidrossolúveis (Complexo B, destacando-se a B2, B6, Ácido Fólico, Colina e B12), lecitina e minerais como o ferro, zinco, cálcio, selénio e magnésio.

A clara, translúcida e com especto gelatinoso é rica proteína (principalmente ovoalbumina, das proteínas mais completas que comemos, pois possuí todos os aminoácidos nas proporções corretas), e água sendo quase isente de gordura.

Agora já percebe porque separa o Homem o que a Galinha juntou.

.

Bom apetite!

.

Ema RoupaNutricionista dos Clubes Kalorias de Sines e Santiago; membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas 2328N.
Partilhe com os seus amigos

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


SAÚDE / NUTRIÇÃO / FITNESS

Compro