KALORIAS

Menu
Fechar

KALORIAS

Afinal qual é o problema do glúten?

Afinal qual é o problema do glúten?

Julho, 2017

Existem três problemas associados ao glúten:

– Alergia ao trigo;

– Doença celíaca;

– Sensibilidade não celíaca ao glúten.

.

A alergia ao trigo é uma doença rara que ocorre quando o sistema imunitário tem uma reação alérgica às proteínas do trigo. Provoca problemas ligeiros e, raramente, uma reação perigosa, chamada anafilaxia.

A mais conhecida, a doença celíaca, é uma doença hereditária em que a ingestão de alimentos com glúten (trigo (incluído kamut e espelta), centeio e cevada) provoca inflamação e lesões nas paredes do intestino delgado afetando a função intestinal e causando vários problemas, como flatulência, inchaço, diarreia, alterações no peso corporal, erupções cutâneas, problemas ósseos, fadiga, depressão, entre muitos outros.

.

Na ausência de alergia ao trigo ou doença celíaca e caso existam sintomas, como complicações intestinais, fadiga, confusão mental, problemas a nível articular e erupções cutâneas, após ingestão de glúten, estamos perante um caso de sensibilidade não celíaca ao glúten.

Nestes três casos, o tratamento passa pela eliminação do glúten da dieta alimentar.

.

Por Rita Vistas, Nutricionista dos Clubes Kalorias de Torres Vedras e Expo; membro efectivo da Ordem dos Nutricionistas (nº2328N)
Partilhe com os seus amigos

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


SAÚDE / NUTRIÇÃO / FITNESS

Compro