KALORIAS

Menu

KALORIAS

KALORIAS

Blog

Importância da hidratação

19 de Março de 2018
0

A ingestão inadequada de fluidos ou nutrição pode prejudicar o desempenho, levar a cansaço e dores de cabeça, e pode comprometer a saúde no geral.

A água é parte essencial de todos os tecidos corporais, é o maior componente do corpo. As células metabolicamente activas dos músculos e vísceras possuem a maior concentração de água, enquanto as células teciduais calcificadas possuem a menor. Em percentagem, a água varia entres indivíduos, dependendo da porção de músculo e tecido adiposo. A água corporal total é maior em atletas do que em não atletas, e diminui significativamente com a idade e com a diminuição da massa muscular.

Desempenha um papel fundamental na estrutura e função do sistema circulatório e atua como um meio de transporte para os nutrientes e todas as substâncias das células.

Em indivíduos saudáveis, a ingestão de água é controlada pela sede.

O organismo não tem condição para armazenamento de água, a quantidade perdida a cada 24 horas deve ser reposta para manter a saúde e a eficácia corporal. As recomendações são de 35ml/kg de peso corporal em adultos, 50 a 60ml/kg em crianças e 150ml/kg em lactentes.

O balanço apropriado de fluídos mantém o volume sanguíneo, que por sua vez fornece sangue para a pele para a regulação da temperatura corporal. Como o exercício produz calor que deve ser eliminado para manter temperaturas corporais apropriadas, a regular ingestão de líquidos é essencial para manter a temperatura corporal e para maximizar o desempenho nos treinos.

A hidratação com água pura apenas dilui o sangue, aumenta o seu volume e estimula o débito urinário. Esta não é a melhor opção após o exercício para repor a água perdida pela transpiração. A reposição de água e de eletrólitos, particularmente o sódio é essencial para a hidratação eficaz.

.

Bibliografia:
Impact of hydration and nutrition on personal performance in the clinical workplace. Parry D1, Oeppen RS2, Gass H1, Brennan PA3.
Krause, alimentos, nutrição & dietoterapia. L. Kathleen Mahan; Sylvia Escott-Stump
.
Por: Maria Carlos Marcelo: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Seixal, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1657N.
Partilhe com os seus amigos

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


CLUBE DE SAÚDE

Compro

Chat online

)
    is typing...

    ONLINE 
    Preencha o formulário para que um de nossos operadores possa ajudar.

    Iniciar chat Cancelar