KALORIAS

Menu
Fechar

KALORIAS

Ovo, um alimento “super nutritivo”

Ovo, um alimento “super nutritivo”

Março, 2017

Cozido, escalfado, mexido, estrelado, em omeletes, em panquecas, em bolos,… é dos alimentos mais versáteis que existe na nossa cozinha.

O ovo já andou na rua da amargura, mas hoje é considerado um ”super alimento”, dos mais completos que ingerimos, não só para quem quer ter uma alimentação equilibrada, mas como para quem quer manter uma silhueta invejável.

Contém proteína de alto valor biológico (proteína que fornece todos os aminoácidos essenciais nas proporções equilibradas) que se encontra essencialmente na clara (ovoalbumina) é rico em todas as vitaminas (exceto a C) e em muitos minerais dos quais se destaca a Vitamina A e o fósforo, contém lecitina na gema (que impede a subida da produção de colesterol pelo nosso organismo ao contrário do que se chegou a pensar) e até a casca, rica em carbonato de cálcio é muitas vezes aproveitada para enriquecer outros alimentos com défice deste mineral. Por 100g (+/- 2 ovos) um ovo contém 149 Kcal, 13g de proteína, 10,8g de gordura e 0g de hidratos de carbono.

Pode encontra-lo à venda com a seguinte denominação S (< 53g), M (entre 53 e 63g), L (63 e 73g) e XL (com mais de 73g).

 

Dicas:

Para ver a sua frescura mergulhe o ovo num copo de água fria, se o mesmo ficar no fundo está fresco se começar a subir significa que o grau de frescura já não está no seu ponto máximo, se ficar ao de cima não deve mesmo consumi-lo.

Quando o adquirir, certifique-se que a casca esta intacta, limpa e que não tem qualquer tipo de cheiro. Quando o abrir a clara deve estar consistente e a gema bem redonda e firme no centro da clara.

 

.
por Ema Roupa; Nutricionista dos Clubes Kalorias de Sines e Santiago do Cacém; membro efectivo da Ordem dos Nutricionistas 0702N.

 

 
Partilhe com os seus amigos

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


CLUBE DE SAÚDE

Compro