KALORIAS

Menu

KALORIAS

KALORIAS

Blog

Porque razão o açúcar se torna um vício, e é tão prejudicial à saúde humana?

05 de Março de 2018
0

Quando ingerimos açúcar (glicose), há um aumento da glicémia, muitas vezes designado por pico de glicémia, que não é mais do que o aumento dos níveis de açúcar presentes na corrente sanguínea. Devido a este aumento, há produção de insulina, que é uma hormona produzida no pâncreas, que vai permitir que a glicose seja utilizada pelas células como substrato energético. O pico de glicémia causa uma sensação de prazer, através de uma reação química que prioriza a entrada de triptofano no cérebro que é matéria-prima para a fabricação de serotonina (hormona da felicidade). A insulina, permite a diminuição dos níveis de glicose no sangue, uma vez que “transporta” a glicose para dentro das células.  Com a diminuição da glicémia, sentimo-nos mais cansados e passamos a desejar mais açúcar para compensar a sensação.

Para além do processo bioquímico que causa este vício, também nos deparamos com anos de situações que nos conduzem a lembranças de bem-estar associados ao açúcar, tais como: um doce como sobremesa, bom comportamento recompensado com um doce, etc. A sensação de calma e bem-estar após o consumo de açúcar é tão passageira que cria um ciclo vicioso, levando o indivíduo a uma falsa felicidade.

Outro dos problemas da elevada ingestão de açúcar, é o facto de promoverem a insulinorresistência. Quando várias condições de vida levam a que o nível de insulina no sangue esteja permanentemente elevado, as células, habituadas a esses níveis elevados de insulina, precisam de quantidades cada vez maiores de insulina para reagirem. Apesar de haver uma grande quantidade de insulina no sangues, as células que já não são capazes de perceber e reagir a esses níveis elevados de insulina, não abrem a sua porta à entrada do açúcar. A falta de sensibilidade das células à insulina faz elevar o nível de açúcar no sangue porque não é transportado, de forma eficaz, para dentro das células, sendo que esta patologia, não é nada mais, nada menos que a diabetes tipo II.

.

Referências Bibliográficas:
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23719144
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/17668074
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23374642
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/20174565
http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/23719144

.

Por: Diana Sanches, Nutricionista do clube de saúde Kalorias Linda-a-Velha membro da Ordem dos Nutricionistas nº2136NE.
Partilhe com os seus amigos

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


CLUBE DE SAÚDE

Compro

Chat online

)
    is typing...

    OFFLINE 
    Neste momento não podemos atendê-lo. Por favor, envie-nos uma mensagem e responderemos mais tarde.

    Enviar mensagem Cancelar