KALORIAS

Menu
Fechar

KALORIAS

Porque razão o açúcar se torna um vício?

Porque razão o açúcar se torna um vício?

Dezembro, 2017

O açúcar está em quase todos os produtos industrializados – na forma de dextrose, glicose,  maltose, etc.

Tanto em sobremesas como iogurtes, frutos desidratados, cereais, bolachas, alguns pães, molhos de tomate, etc. – o que faz com que se tornem num vício.

.

Porque razão  isso acontece?

O açúcar ativa os receptores com seu sabor doce nas papilas gustativas na língua, que por sua vez enviam um sinal ao cérebro, sinal esse que ativa o sistema de recompensa. Este sistema quando sobrecarregado inicia uma série de acontecimentos, como é o caso da perda de controlo, do desejo por algo doce e do aumento da tolerância ao açúcar.

Existem muitos receptores de dopamina (neurotransmissor responsável pelo prazer) no cérebro que fazem parte do sistema de recompensa. O álcool, a nicotina e a heroína, estimulam a libertação da dopamina criando uma sensação de constante procura por esse prazer, tornando-se um ciclo vicioso. O açúcar também estimula a ação da dopamina, mas não de forma tão intensa como os referidos. No entanto, não deixa de ser perigoso e viciante!!

.

Acontece com todo o tipo de açúcares?

Não são todos os açúcares que se tornam um vício, se assim fosse não seria tão difícil convencer as crianças a comer legumes!! Apenas os açúcares refinados e de baixo valor nutricional viciam, principalmente quando ingeridos de forma constante e em demasia.

.

.Por Rita Vistas, Nutricionista do clube de saúde Kalorias Torres Vedras membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº2328N.

Partilhe com os seus amigos

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


CLUBE DE SAÚDE

Compro