KALORIAS

Menu
Fechar

KALORIAS

Quinoa

Quinoa

Junho, 2017

É uma super-semente sul-americana utilizada desde há mais de 3 000 anos A.C. pelos Incas e constitui uma alternativa ao arroz.

Existem sementes beges pretas e vermelhas. Para além das sementes, também pode ser encontrada sob a forma de farinha e flocos. É classificada por muitos como um superalimento por ser muito rica em nutrientes.

Segundo a American Dietetic Association, a associação dietética norte-americana, «pode ajudar em casos de doença cardíaca, diabetes e prevenção do cancro». Este cereal é uma fonte completa de proteína, reunindo os oito aminoácidos essenciais, sobretudo metionina, cistina e lisina, cuja porção é o dobro da da aveia, o triplo da do milho e cinco vezes superior à do trigo.

É uma boa fonte de fibra, sendo ideal no combate à obesidade. O seu poder de saciedade é superior ao do arroz e do trigo. Pobre em gordura (contém cerca de 10 por  cento), é rica em hidratos de carbono, cerca de 72 por cento, sob a forma de amido. Pode ser ingerida por doentes celíacos pois oferece pouco glúten. Também é uma boa fonte de vitaminas e minerais.

.

Como preparar e ingerir a quinoa

Antes de a confecionar, deve lavar bem as sementes para remover qualquer resíduo  de resina natural (saponina) que permaneça. Depois aqueça uma panela (pequena) em lume médio. Junte a quinoa e deixe saltear por 1 minuto, mexendo, só para secar. Junte a água e tempere com sal a gosto. Deixe levantar fervura. Tape e baixe o lume. Cozinhe por 15m, sem destapar. Decorrido esse tempo, tire do lume e deixe ficar por mais 5 minutos , sem tirar a tampa. Passe o garfo pela quinoa e sirva. Dura a até 3 dias no frigorifico.

A quinoa pode ser ingerida ao pequeno-almoço (servida com leite ou bebida vegetal, fruta e frutos oleaginosos) ou mesmo às refeições principais, integrada em sopas ou saladas (misturada com legumes crus ou cozidos e ervas frescas), em acompanhamentos (cozida como o arroz ou na forma de puré) ou em sobremesas.

.

Receita

Papas de quinoa com acafrão:

(2 a 4 pessoas)

  • 1 chávena de leite de coco
  • 1 ½ chávena de leite ou água
  • 1 chávena de quinoa
  • xarope de ácer, ou outro adoçante a gosto
  • 1 colher de chá de pasta ou essência de baunilha
  • 1 ½ colher de chá de açafrão
  • 1 pitada de sal

Coloque todos os ingredientes numa panela. Deixe levantar fervura. Baixe o lume deixe cozinhar durante 15m , mexendo de vez em quando.

Sirva com fruta da época, regue com xarope de ácer e polvilhe com nozes e sementes.

.

Por Susana Pereira Nutricionista dos Clubes Kalorias de Braga e Gaia; membro efectivo da Ordem dos Nutricionistas (nº 1762N).
.
Bibliografia 
http://lifestyle.sapo.pt/saude/peso-e-nutricao/artigos/quinoa
LEITE, Mafalda Pinto. As Receitas da Mafalda. 1ª edição. Porto: Porto Editora, 2014. ISBN 978-972-0-04701-4
Partilhe com os seus amigos

Comentários

  1. Fátima Leal diz:

    Parece-me bem.

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


CLUBE DE SAÚDE

Compro