KALORIAS

Menu
Fechar

KALORIAS

Chocolate

Chocolate

Fevereiro, 2018

Em mês de São Valentim, aumenta-se a procura do tão delicioso e reconfortante chocolate.

Sabe-se que o chocolate é produzido a partir de uma mistura de cacau, leite e açúcar, e não existe espaço para dúvidas de que o chocolate é um alimento muito calórico. É importante salientar que o chocolate apresenta grandes quantidades de açúcar e gordura, onde as quantidades variam consoante o tipo de chocolate.

Existe um sentimento de conforto associado à sua ingestão, que se deve à presença de compostos como a cafeína, a teobromina e ácidos gordos que poderão ser responsáveis pelo efeito viciante do chocolate. Estudos revelam que as mulheres sentem mais necessidade deste “produto dos deuses”, principalmente em período pré-menstrual, e pode ser justificado pelo desejo inconsciente por magnésio. Na fase pré-menstrual as mulheres apresentam uma menor concentração de magnésio e sendo o chocolate um produto extremamente rico neste mineral, para além de apetecível, por si só, nesta fase, torna-o o alvo de eleição para qualquer mulher.

O cacau, para além de rico em magnésio, apresenta também um elevado teor de polifenóis, um forte antioxidante responsável pela redução do risco de doenças cardiovasculares, inflamatórias e de cancro. A presença do aminoácido triptofano no cacau permite a produção de serotonina, conhecida como “a hormona da felicidade”, que ajuda a diminuir a ansiedade, a irritabilidade e o stress, melhorando o humor e a sensação de bem-estar.

Assim, os benefícios do consumo de chocolate, que dizem estar em vias de extinção, vão depender do seu teor de cacau, sendo o chocolate negro (acima de 70%) a melhor fonte do mesmo. Para ser considerado chocolate, segundo normas europeias, deverá conter no mínimo 25% de cacau. De notar, que o “chocolate” branco não apresenta cacau na sua composição.

Portanto, neste São Valentim ofereça um chocolate à sua cara-metade, optando pelo chocolate negro, pois sabe que não vai resistir a provar um quadradinho!

.

Por: Ana Dias, Nutricionista do Clube de Saúde Kalorias Gaia, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 2594N.
Partilhe com os seus amigos

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


CLUBE DE SAÚDE

Compro