KALORIAS

Menu
Fechar

KALORIAS

Os Alimentos Biológicos são mais saudáveis?

Os Alimentos Biológicos são mais saudáveis?

Abril, 2018

Quem opta pelo consumo de alimentos biológicos tem um estilo de vida mais sustentável e mais saudável, uma vez que ingerem maiores quantidades de fruta, vegetais e cereais integrais.

No que toca à composição e valor nutricional, existem diferenças. Os alimentos produzidos através de agricultura biológica têm maior riqueza nutricional (vitaminas minerais e antioxidantes) em relação aos alimentos produzidos pela agricultura comum.

A agricultura convencional adota o uso de pesticidas sintéticos para proteger as plantações, o que se traduz na presença de resíduos de pesticidas nos alimentos que ingerimos. Vários estudos apontam o impacto negativo que os atuais níveis de alguns inseticidas podem ter no desenvolvimento de inúmeras doenças como Parkinson, diabetes tipo 2 e certos tipos de cancro.

A alimentação é a principal fonte de exposição de metais tóxicos. Embora alguns metais estejam naturalmente presente nos solos, o uso intensivo de fertilizantes que contêm metais tóxicos na agricultura comum leva a um aumento dos seus níveis. Na agricultura biológica, os alimentos têm concentrações mais baixas, principalmente em cereais integrais.

Deste modo, os alimentos produzidos pela agricultura biológica têm potenciais benefícios para a nossa saúde, desempenhando um papel importante na prevenção de doenças não transmissíveis, como as cardiovasculares, as neurodegenerativas e o cancro.

.

Por: Milene Celestino: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 1154N
Partilhe com os seus amigos

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


CLUBE DE SAÚDE

Compro