KALORIAS

Menu
Fechar

KALORIAS

Vitamina D

Vitamina D

Janeiro, 2018

VITAMINA D E SAÚDE HUMANA

A vitamina D (calciferol) pode ser obtida de forma exógena, a partir da alimentação ou de forma endógena a partir do colesterol que é sintetizado pela incidência de raios UVB do sol sobre a pele.

De acordo com relatórios de vários estudos realizados a nível europeu, atualmente, uma elevada percentagem da população apresenta carência em vitamina D. Demonstram também o impacto da vitamina D na redução de diversas patologias como o risco de diabetes tipo 1, doenças cardiovasculares, diversos tipos de cancros, declínio cognitivo, depressão, complicações na gravidez, doenças autoimunes, alergias e até na debilidade física.

A prevenção da deficiência desta vitamina passa pela exposição solar e pela alimentação rica em vitamina D.

 

DÉFICE DE VITAMINA D

São diversas as razões, entre elas podemos enumerar, a pele escura, que tem mais melanina e funciona como escudo para os raios solares; as pessoas que passam a maior parte do dia dentro de casa e vivem afastadas do equador; pessoas que usam vestuário que cobre toda a pele ou que usam protetores solares; Idosos; Bebés amamentados ao peito; Mulheres grávidas; Pessoas com excesso de peso ou obesidade. Parece que a diminuição dos níveis sanguíneos de vitamina D está associada ao facto de existir maior deposição de vitamina D no tecido adiposo.

O melhor método para determinar a deficiência de Vitamina D é fazer uma análise ao sangue.

 

FONTES DE VITAMINA D

A partir do Sol e de fontes animais, obtém-se o colecalciferol (ou vitamina D3). São especialmente ricos em vitamina D3 os peixes gordos (salmão, sardinha, arenque, cavala), óleo de peixe, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo.

Através de fontes vegetais, obtém-se ergocalciferol (ou vitamina D2) presente nos cogumelos shiitake (frescos).

Apenas cerca de 10% de vitamina D é obtida pela alimentação..

.

Referências Bibliográficas
– Vitamin D for Health: a global perspective. Arash Hossein-nezhad, MD, PhD and Michael F. Holick, PhD, MD
– The “5th International Conference on Vitamin D Deficiency and Human Health” will be held in Abu Dhabi, UAE on March 24-25, 2016.

.

Por: Maria Carlos Marcelo: Nutricionista do Clube de Saúde Kalorias Seixal, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº1657N.
Partilhe com os seus amigos

Escreva um comentário


O seu endereço de email não será publicado.

KALORIAS


CLUBE DE SAÚDE

Compro