top of page

Caracóis, alimento saudável?

Com a entrada no mês de Maio, o primeiro dos meses do ano sem “R”, inicia-se a época tão aguardada por tantos – a altura de comer caracóis. Uma iguaria muito portuguesa e que suscita sempre a questão “Comer caracóis é saudável?”.


Trata-se efetivamente de um alimento bastante nutritivo e um recurso natural do território mediterrâneo. Do ponto de vista nutricional são saudáveis e interessantes no entanto há que ter atenção a alguns aspetos que diminuem a sua riqueza nutricional, tornando-os num petisco inimigo para quem tem atenção à sua forma física.


De acordo com a informação nutricional contida na tabela, podemos verificar que não só consiste num alimento rico em proteína mas também pobre em calorias e gordura. O que torna os caracóis interessantes do ponto de vista nutricional é o seu conteúdo em vitaminas (como a vitamina E) e minerais (como magnésio, selénio e fósforo). Segundo a DECO a cozedura destes moluscos não altera muito a sua composição nutricional por 100g de alimento (valor energético: 98kcal; gordura: 2,5g; hidratos de carbono: 5,7g; proteína: 13,2g), o que os torna, quando comparados com outros petiscos (como o berbigão e a ameijoa), o petisco menos calórico. O problema não se encontra na cozedura em si mas nos produtos utilizados na mesma (sal, enchidos e caldos em cubo) e no acompanhamento da refeição (como a cerveja e o pão torrado com manteiga).


Para quem gosta de confecioná-los em casa, há alguns aspetos que não deverá descorar e que minimizarão o risco de contaminação biológica:

· No momento da compra deverá optar por caracóis em cativeiro e certificados de forma a reduzir o risco de consumo de contaminantes químicos;

· Ao cozinhá-los atente à sua limpeza:

o Comece por retirar a formação calcária que tapa a abertura da concha (opérculo) com a ponta de uma faca;

o Se o animal estiver morto deite-o fora, deverá sempre cozinhá-los vivos;

o Lave-os com água morna e sal, repetindo a operação várias vezes, mudando de cada vez a água. Posteriormente coloque-os numa panela com água e cozinhe-os em lume brando, escorrendo a água após a cozedura.

· Volte a colocá-los numa panela com água temperada com orégãos, cebola, alho, uma pitada de sal e se gostar um pouco de piripiri ou pimenta, deixando cozer por 40 minutos.


Voltando à questão inicialmente colocada, os caracóis quando confecionados de forma saudável são um alimento nutritivo com pouca gordura e valor calórico e rico em proteínas, constituindo um petisco salutar para altura do verão. Porém, deverá atentar ao restante conteúdo da refeição evitando bebidas alcoólicas e pão torrado com manteiga, assim não a estará a desvalorizar do ponto de vista nutricional e poderá apreciar esta iguaria sem sentimentos de culpa.



Bibliografia:


Por: Ana da Costa Couto: Nutricionista do clube de saúde Kalorias EXPO, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 2367N

1.751 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page