A coenzima Q10 (também conhecida como ubiquinona) é uma molécula que está presente na maioria das células, mais especificamente na membrana interna mitocondrial.
É um antioxidante que está diretamente envolvido na geração e renovação da energia celular e na sua proteção, como tal, melhora a performance física. Para além deste benefício, a coenzima Q10 retarda o processo de envelhecimento, melhora a função cardiovascular e estimula o sistema imunológico.
A produção desta coenzima tende a diminuir com o avançar da idade, mais especificamente a partir dos 30 anos, devido ao processo natural de envelhecimento. Deste modo, é importante aumentar a ingestão de fontes alimentares ricas em Coenzima Q10.
Essas fontes são: - Carnes em geral e peixe rico em ómega 3, como a sardinha, carapau, cavala atum e salmão;
- Amêndoas, amendoins, nozes, castanhas, castanha do Brasil e sementes de sésamo; - Vegetais de folhas verdes como espinafres e brócolos; - Cereais integrais; - Abacate.
Apesar de estar presente em muitos alimentos, a ingestão alimentar, por vezes, não é suficiente, logo é necessário recorrer a suplementação para aumentar os níveis intracelulares. De acordo com uma equipa de investigadores Dinamarqueses, os suplementos de Coenzima Q10 podem reduzir a mortalidade por quase metade em pacientes com insuficiência cardíaca. Além desta doença, a coenzima Q10 é utilizada por indivíduos que fazem terapia com estatinas (medicamento para baixar os níveis de colesterol sanguíneo). Este medicamento bloqueia a síntese desta coenzima, causando sintomas de dor muscular e degeneração. Em suma, a Coenzima Q10 é um poderoso antioxidante com inúmeros benefícios que devemos privilegiar na nossa saúde em geral!
Por: Milene Celestino: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 1154N
Bibliografia: http://fat-new-world.pt/ http://www.infarmed.pt
Comments