Alimentos integrais são alimentos que não passam por nenhum processo de refinação, dessa forma mantêm as suas propriedades nutricionais, como as vitaminas, minerais e fibras, com grande benefício à saúde.
Mas será que os alimentos integrais emagrecem?
Tudo o que seja consumido em excesso, não terá benefício para o emagrecimento, logo os alimentos devem ser consumidos com conta, peso e medida!
Os alimentos integrais, na sua forma original, contêm grande quantidade de fibras, que são nutrientes que absorvem a água formando uma espécie de gel no estômago, ficando lá por mais tempo, causando a sensação de saciedade rapidamente. Com isso, sentimos menos fome e, consequentemente, comemos menos. Além disso, para quebrar a fibra é necessário mastigá-la mais vezes, o que facilita a digestão e maior aproveitamento dos nutrientes. Estes alimentos ainda melhoram o trânsito intestinal, logo ajuda no menor inchaço abdominal.
Os alimentos integrais oferecem outros benefícios para a sua saúde, pela riqueza em fibras, baixam os níveis de colesterol LDL, prevenindo doenças cardiovasculares. Os níveis de açúcar também são equilibrados, pois a liberação da glicose torna-se mais lenta e constante. Uma boa ingestão de fibras diárias diminui a incidência de hemorroidas, diverticulite e alguns cancros.
Mas como os alimentos integrais absorvem bastante água, é necessário ingerir mais quantidade de água, caso contrário poderá surgir prisão de ventre.
Muitas pessoas confundem alimentos integrais com alimentos light. Contudo, são completamente distintos. Os integrais possuem a mesma quantidade de calorias que os refinados, sendo que alguns até possuem mais. A principal diferença está nos níveis de vitaminas, minerais e fibras que podem ser encontrados neles. E atenção a alguns produtos processados ditos “integrais”, como por exemplo, bolachas! No rótulo, vem descrito como integrais, pela riqueza em fibras, mas muitas vezes, vem associado um elevado teor de gorduras e açúcar. Por isso, opte por alimentos integrais, sem qualquer processamento, como, por exemplo, o pão com farinhas integrais ou o arroz integral.
Apesar dos alimentos integrais terem inúmeros benefícios, e ajudar no controlo do apetite e da saciedade, como qualquer outro alimento, não exagere o seu consumo. Consuma nas porções adequadas a si e verá o peso a descer na balança!
Por: Milene Celestino: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Montijo, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº 1154N.
Comments