“Eu sei o que devo comer “ e “Só como comida saudável” são duas frases clássicas e das mais ouvidas por quem procura uma consulta de Nutrição.
Infelizmente ainda não há volta a dar, se ingerirmos mais Kcal do que as que gastamos, aumentamos de peso, se ingerirmos menos, diminuímos de peso, se ingerirmos a mesma quantidade que gastamos, mantemos o peso e, esta é sem dúvida a parte mais difícil. Manter o peso.
Nos últimos anos a busca de um corpo perfeito aliado à saúde e bem-estar colocou em destaque nos media, redes sociais, conversas entre amigos, familiares e até desconhecidos duas áreas muito importantes e que até então pouco eram faladas, a alimentação/nutrição e o exercício físico.
Comer comida saudável e digna de um post no facebook e instagram passou a ser quase obrigatório nos dias de hoje, mas será que é a mais indicada, será que respeita as nossas diferenças, as nossas particularidades e nos encaminha para os nossos objetivos.
Hoje em dia toda a gente come papas de aveia, faz batidos com ingredientes especiais, tostas de abacate e ovo, manteiga de amendoim, húmus, guacamole, tapiocas, crepiocas, doces sem açúcar refinado e sem farinhas refinadas, mas calóricos, ninguém bebe leite, mas toda a gente bebe bebidas vegetais sem olhar para os rótulos das mesmas, muitos passam a ser vegetarianos sem saberem muito bem porquê e o que devem fazer e todos fazem qualquer coisa que lhe foi dito que era bom. Mas será que é?
Não especule!!!
Se quer ter uma alimentação equilibrada e que vá ao encontro dos seus objetivos/expectativas dê o primeiro passo, dê o passo mais importante, procure um profissional credenciado e após a consulta seja consistente, persistente e consciente, sim consciente que o que faz é de facto o que lhe foi recomendado
Seguem abaixo algumas dicas importantes e que deve ter em conta quando se propõe a uma alteração de estilo de vida tendo como base a alimentação:
1. Mantenha-se hidratado, a água é sem dúvida a melhor bebida de sempre e deve ser ingerida de acordo com as nossas necessidades
2. Faça refeições simples e baseadas em “alimentos de verdade”. Quanto menos embalagens abrir durante o dia melhor.
3. Não ande constantemente a petiscar, petiscar é sem dúvida a melhor forma de perder o controlo sobre o que comemos
4. Seja criterioso com a sua seleção de alimentos, para conseguir manter o rigor selecione os alimentos que de facto deve consumir
5. Procure refeições que se adaptem ao seu estilo de vida, muito importante para não errar
6. Certifique-se que faz uma alimentação adequada às suas necessidades e que é saudável (nutricionalmente equilibrada)
7. Não coloque em prática tudo o que ouve sobre alimentação, nutrição e afins
8. Seja organizado, persistente e prático, pois o tempo nos dias de hoje é um bem precioso.
9. Saiba o que come, sem ser só da boca para fora
10. Se for honesto consigo mesmo, vai ver que o que espera acaba por acontecer!!!
Por: Ema Mateus Roupa: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Sines e Santiago, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº0702N.
コメント