Um superalimento é um alimento com algum composto funcional específico (ex: a curcumina no Açafrão das Índias) e/ou que contenha um teor de nutrientes fora do normal (como o caso da Moringa, que tem um incrível teor de minerais e vitaminas do complexo B).
A verdade é que o termo em si adequa-se bastante a certos alimentos. Os superalimentos fazem muito mais do que apenas responder às necessidades nutricionais das pessoas ou ajudar na perda de peso.
De entre os vários benefícios destacam-se:
· Melhorar a saúde física e mental;
· Fortalecer o sistema imunitário e aumentar a resistência às doenças.
Superalimentos de cor verde
Contêm altas concentrações de vitaminas, proteínas, minerais e, principalmente, clorofila. Este pigmento responsável pela cor verde impede a absorção de compostos prejudiciais ao organismo no nosso intestino e potencia a sua eliminação. Como exemplos temos a erva de trigo, erva de cevada, spirulina, chlorella e vegetais de folhas verdes, como alface, espinafre, couve e beldroega.
Superalimentos de cor vermelha
As frutas são excelentes fontes de compostos funcionais. Isto é, compostos que não são nutrientes (ou essenciais) mas que têm efeito positivo para a saúde. Curiosamente, tal como acontece nos verdes, também aqui os benefícios advêm dos pigmentos vermelhos e azuis que estas bagas e frutos costumam ter. Esses pigmentos pertencem coletivamente à família das antocianinas. Compostos com uma imensa capacidade antioxidante que já demonstraram efeitos benéficos na saúde metabólica e diminuição do stress oxidativo. Açaí, goji, romãs, amoras e outros frutos silvestres são alguns dos exemplos desta categoria.
Superalimentos utilizados nas especiarias
Dentro deste grupo destaca-se o açafrão das índias e o gengibre. Ambos têm o mesmo nutriente em grande concentração, o ferro. Mas não é por isso que estas duas raízes se destacam. Tanto o açafrão das índias como o gengibre se destacam por compostos altamente anti-inflamatórios: a curcumina e os gingeróis.
Dado que a alimentação, principalmente aquela mais rica em alimentos açucarados, fritos e álcool, tem uma carga inflamatória bastante elevada para o organismo, estas especiarias são dois aliados fundamentais para uma inflamação controlada o que vai ter benefícios na saúde a todos os níveis.
Por: Marta Crespo: Nutricionista do clube de saúde Kalorias Linda-a-Velha, membro efetivo da Ordem dos Nutricionistas nº3448N.
Comments